OTIMIZAÇÃO DE SITES
O QUE É OTIMIZAÇÃO DE SITES (SEO)?
Otimização de sites é um processo no qual são mapeadas e executadas ações de melhorias em sites e suas páginas, para que conquistem melhores resultados em mecanismos de buscas, como Google, Bing, Yahoo, entre outros.
O SEO é utilizado desde a década de 90, quando os mecanismos de busca começaram a ter suas primeiras respostas automáticas. A sigla SEO, em inglês Search Engine Optimization, significa otimização de sites para motores de busca ou, simplesmente, otimização de sites.
Logo, SEO é um conjunto de estratégias pensadas a longo prazo para fazer com que seu site fique nas primeiras posições de busca, sem a necessidade de pagar diretamente para esses mecanismos (como o Google Ads, por exemplo).
Essas são as chamadas buscas orgânicas e são elas que recebem a maioria dos cliques nas pesquisas feitas pelos usuários e, por isso, seu investimento se torna muito interessante e lucrativo para o seu negócio.
Não existe segredo para a otimização de sites, nem uma receita de bolo pronta. A otimização deve ser sempre mensurada e acompanhada. Além disso, precisa acompanhar os avanços tecnológicos, ferramentais e comportamentais que mudam todos os dias.
Com isso, há necessidade de um analista de SEO capacitado, atualizado com as novidades e com experiência necessária para realizar as melhores otimizações para cada caso.
ALGUNS PONTOS ANALISADOS
DURANTE A OTIMIZAÇÃO DE SITES
Planejamento detalhado de Otimização de sites – SEO
Análise de concorrentes
Acompanhamento de Webmaster Tools
Revisão do site
Manutenção do Site
Validação de tag canônica
Perfil de backlinks
Identificamos os backlinks existentes, sua saúde e os mapeamos.
Mapeamento de URL
Otimização de taxa de abandono
Mapeamento de palavras-chave
Otimização de tag description
Otimização de taxa de rejeição
Otimização de imagens
Tempo de carregamento
Otimizamos o tempo de carregamento de cada página do site para melhorar a experiência do usuário e a autoridade perante o Google.
Análise de conteúdo duplicado
Validação de erro 404
Otimização de robots.txt
Otimizamos o arquivo robots.txt para facilitar a leitura do site para o Google.
Análise de arquitetura do site
Otimização de heading tags
Otimização de sitemap.xml
Correção de erros js, html, css
Corrigimos erros para melhor validação das página e indexação dos buscadores
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ONDE SITES
OTIMIZADOS APARECEM?
Sites que passaram pela otimização de sites são exibidos nos primeiros resultados de busca orgânica do Google, ou seja, logo abaixo dos anúncios.
De acordo com o Advanced Web Ranking, estima-se que a primeira posição orgânica recebe, em média, 33% dos cliques, enquanto a segunda posição, 16%, e a terceira, 9%.


EM QUANTO TEMPO HÁ
O RETORNO DE INVESTIMENTO?
O retorno sobre investimento é de médio a longo prazo, dependendo do nicho do seu negócio. Em mercados com baixa competitividade, os resultados do trabalho de otimização de sites podem aparecer com menos de três meses. Já em mercados altamente competitivos, às vezes, são necessários mais de 6 meses de trabalho intenso na otimização de sites para ultrapassar os concorrentes.
COMO FUNCIONA A
OTIMIZAÇÃO DE SITES?
Para estar nos primeiros lugares do Google, entre outros buscadores, é necessário que o site seja relevante. Para isso, alguns fatores devem ser implementados e avaliados com frequência
Visão estratégica: encontrar a palavra-chave de conversão para o seu serviço ou produto, analisar os concorrentes para entender como o mercado está trabalhando e, assim, montar um cronograma eficiente de como iremos atuar para trazer os resultados ao seu negócio.
On-Page: todo o desenvolvimento técnico em SEO (Tag canonical, Heading Tags, tempo de carregamento, linkagem interna, títulos e descrições, entre outros) que tem o objetivo de enquadrar o código-fonte do site nas diretrizes do Google, melhorando o seu desempenho.
Conteúdo: um dos elementos fundamentais para otimização de sites é o conteúdo, pois é assim que levamos todas as informações dos nossos serviços e produtos para o conhecimento dos usuários e, consequentemente, garantimos a nossa relevância para estar ranqueado nos primeiros lugares do Google. Alguns elementos ajudam para que essa tarefa seja mais eficiente, como blog, infográficos, vídeos, tutoriais, descrições detalhadas dos produtos e imagens.
Usabilidade: o acesso aos dispositivos mobile vem crescendo constantemente, fato que determina a importância de ter um site que se adeque aos dispositivos mobile, isto é, poder levar a informação de forma agradável a todos os usuários, independentemente do dispositivo que estão utilizando.

POR QUE INVESTIR EM OTIMIZAÇÃO DE SITES COM A WP PLANET?
Para otimização de sites, buscamos sempre entregar os resultados e as oportunidades que façam com que os negócios de nossos clientes sejam cada vez mais lucrativos. Elaborar e empregar as melhores estratégias, de acordo com o estudo do mercado e de concorrentes, são alguns dos fatores que faz nossa metodologia ser um sucesso.
A garantia do sucesso é o nosso comprometimento. Trabalhamos os pontos a seguir.
Conte com a equipe da WP Planet para obter resultados e faça parte da nossa lista de parceiros de sucesso!
Estudo da concorrência e ambiente interno do seu negócio
A visão geral dos produtos e dos serviços; a atuação dos concorrentes; quais são as tendências e o comportamento do consumidor no ambiente digital. Tudo isso é avaliado para garantir as melhores técnicas e resultados para o seu negócio.