OTIMIZAÇÃO DE SITES

O QUE É OTIMIZAÇÃO DE SITES (SEO)?

Otimização de sites é um processo no qual são mapeadas e executadas ações de melhorias em sites e suas páginas, para que conquistem melhores resultados em mecanismos de buscas, como Google, Bing, Yahoo, entre outros.

O SEO é utilizado desde a década de 90, quando os mecanismos de busca começaram a ter suas primeiras respostas automáticas. A sigla SEO, em inglês Search Engine Optimization, significa otimização de sites para motores de busca ou, simplesmente, otimização de sites.

Logo, SEO é um conjunto de estratégias pensadas a longo prazo para fazer com que seu site fique nas primeiras posições de busca, sem a necessidade de pagar diretamente para esses mecanismos (como o Google Ads, por exemplo).

Essas são as chamadas buscas orgânicas e são elas que recebem a maioria dos cliques nas pesquisas feitas pelos usuários e, por isso, seu investimento se torna muito interessante e lucrativo para o seu negócio.

Não existe segredo para a otimização de sites, nem uma receita de bolo pronta. A otimização deve ser sempre mensurada e acompanhada. Além disso, precisa acompanhar os avanços tecnológicos, ferramentais e comportamentais que mudam todos os dias.

Com isso, há necessidade de um analista de SEO capacitado, atualizado com as novidades e com experiência necessária para realizar as melhores otimizações para cada caso.

 

ALGUNS PONTOS ANALISADOS
DURANTE A OTIMIZAÇÃO DE SITES

Planejamento detalhado de Otimização de sites – SEO

Listamos elementos como cenário atual, quais os objetivos, como vamos alcançá-los e qual a previsão para alcançá-los.

Análise de concorrentes

Mapeamos a situação atual dos concorrentes do site, sendo eles tanto de negócio quanto de busca.

Acompanhamento de Webmaster Tools

Fazemos um acompanhamento do site dentro das ferramentas do Google, como Search Console e Google Analytics.

Revisão do site

Revisamos o site por completo para conhecê-lo e entender sua estrutura/organização.

Manutenção do Site

Vamos manter os sistemas do seu site atualizados e livres de ameaças, acrescentar ou alterar o conteúdo quando você precisar.

Validação de tag canônica

Validamos se as meta tags canônicas estão corretas e apontando para as páginas corretas.

Perfil de backlinks

Identificamos os backlinks existentes, sua saúde e os mapeamos.

Mapeamento de URL

Mapeamos todas as URLs existentes no site.

Otimização de taxa de abandono

Otimizamos a experiência do usuário no site para que a taxa de abandono (quando o usuário abandona o site) diminua.

Mapeamento de palavras-chave

Traçamos, dentro do planejamento, quais palavras-chave serão trabalhadas nos próximos meses e quais palavras-chave o site já posiciona.

Otimização de tag description

Otimizamos as descrições do site, que aparecem nos resultados de busca, para que sejam mais relevantes e atraiam mais cliques.

Otimização de taxa de rejeição

Otimizamos a experiência do usuário nas páginas para que a taxa de rejeição (quando um usuário entra no site e logo em seguida sai) diminua.

Otimização de imagens

Otimizamos as imagens para que sejam mais leves no carregamento e tenham descrições relacionadas à palavra-chave escolhida.

Tempo de carregamento

Otimizamos o tempo de carregamento de cada página do site para melhorar a experiência do usuário e a autoridade perante o Google.

Análise de conteúdo duplicado

Verificamos se o site conta com conteúdo original ou com fonte de outros sites.

Validação de erro 404

Verificamos se o site conta com páginas quebradas (que deram erro ou deixaram de existir).

Otimização de robots.txt

Otimizamos o arquivo robots.txt para facilitar a leitura do site para o Google.

Análise de arquitetura do site

Vemos como está a programação do site, se não há erros e onde ele pode ser otimizado.

Otimização de heading tags

Otimizamos os títulos e subtítulos dos artigos para que tenham maior relevância para a palavra-chave escolhida.

Otimização de sitemap.xml

Otimizamos o arquivo de mapa do site para que navegue de forma mais otimizada no Google.

Correção de erros js, html, css

Corrigimos erros para melhor validação das página e indexação dos buscadores

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ONDE SITES
OTIMIZADOS APARECEM?

Sites que passaram pela otimização de sites são exibidos nos primeiros resultados de busca orgânica do Google, ou seja, logo abaixo dos anúncios.

De acordo com o Advanced Web Ranking, estima-se que a primeira posição orgânica recebe, em média, 33% dos cliques, enquanto a segunda posição, 16%, e a terceira, 9%.

EM QUANTO TEMPO HÁ
O RETORNO DE INVESTIMENTO?

O retorno sobre investimento é de médio a longo prazo, dependendo do nicho do seu negócio. Em mercados com baixa competitividade, os resultados do trabalho de otimização de sites podem aparecer com menos de três meses. Já em mercados altamente competitivos, às vezes, são necessários mais de 6 meses de trabalho intenso na otimização de sites para ultrapassar os concorrentes.

COMO FUNCIONA A
OTIMIZAÇÃO DE SITES?

Para estar nos primeiros lugares do Google, entre outros buscadores, é necessário que o site seja relevante. Para isso, alguns fatores devem ser implementados e avaliados com frequência

Visão estratégica: encontrar a palavra-chave de conversão para o seu serviço ou produto, analisar os concorrentes para entender como o mercado está trabalhando e, assim, montar um cronograma eficiente de como iremos atuar para trazer os resultados ao seu negócio.

On-Page: todo o desenvolvimento técnico em SEO (Tag canonical, Heading Tags, tempo de carregamento, linkagem interna, títulos e descrições, entre outros) que tem o objetivo de enquadrar o código-fonte do site nas diretrizes do Google, melhorando o seu desempenho.

Conteúdo: um dos elementos fundamentais para otimização de sites é o conteúdo, pois é assim que levamos todas as informações dos nossos serviços e produtos para o conhecimento dos usuários e, consequentemente, garantimos a nossa relevância para estar ranqueado nos primeiros lugares do Google. Alguns elementos ajudam para que essa tarefa seja mais eficiente, como blog, infográficos, vídeos, tutoriais, descrições detalhadas dos produtos e imagens.

Usabilidade: o acesso aos dispositivos mobile vem crescendo constantemente, fato que determina a importância de ter um site que se adeque aos dispositivos mobile, isto é, poder levar a informação de forma agradável a todos os usuários, independentemente do dispositivo que estão utilizando.

POR QUE INVESTIR EM OTIMIZAÇÃO DE SITES COM A WP PLANET?

Para otimização de sites, buscamos sempre entregar os resultados e as oportunidades que façam com que os negócios de nossos clientes sejam cada vez mais lucrativos. Elaborar e empregar as melhores estratégias, de acordo com o estudo do mercado e de concorrentes, são alguns dos fatores que faz nossa metodologia ser um sucesso.
A garantia do sucesso é o nosso comprometimento. Trabalhamos os pontos a seguir.

Conte com a equipe da WP Planet para obter resultados e faça parte da nossa lista de parceiros de sucesso!

Estudo da concorrência e ambiente interno do seu negócio

A visão geral dos produtos e dos serviços; a atuação dos concorrentes; quais são as tendências e o comportamento do consumidor no ambiente digital. Tudo isso é avaliado para garantir as melhores técnicas e resultados para o seu negócio.

Análise e implementação

Para ter uma otimização de sites que seja eficiente, além de realizarmos as análises de SEO, também disponibilizamos uma equipe especializada de desenvolvedores para aplicar todas as melhorias apontadas na análise de SEO no site.

Mensuração e resultado

Para que possamos sempre gerar novas oportunidades e, assim, mais lucro para os nossos clientes, mensurar as estratégias aplicadas é um dos pilares fundamentais.